Menu
Tem dúvidas?
Saiba quais os princípios da agricultura bi-orgânica, semi-hidroponia, hidroponia e aquaponia.
Agricultura Bi-Orgânica
SIGNIFICADO
Bi - duplo. Orgânica - relativo ao processamento de matéria viva.

Neste contexto de agricultura, juntam-se duas vertentes nutritivas nas plantas. A matéria orgânica proveniente dos dejectos directos e a dos produtos indirectos de seres vivos.

Interesse - proporcionar maior variedade de nutrientes às plantas, qualidade, rapidez e economia de consumíveis.

Especificação - Em aquaponia, cultivam-se as plantas alimentando-as com os nitratos directos provenientes da criação de peixes. Embora estes nitratos sejam um composto variado de matéria orgânica, só por si não optimiza o trabalho realizado devido à limitação de elementos livres e ao custo de equipamento e consumíveis.

Mas se juntarmos matéria orgânica extra contida paralelamente em substrato orgânico, esta beneficia fortemente o desenvolvimento e a qualidade das plantas.

Resultado – Acelera o processo de cultivo, melhora a qualidade e sabor das plantas, maior economia de trabalho, de água e de electricidade no circuito pónico.

Nota – Este tipo de cultivo não carece necessariamente de equipamento específico nem tem que estar interligado. Mas em circuito fechado e com equipamento apropriado, o resultado é melhor por permitir a economia de espaço, facilita o acesso e a ergonomia, o controlo térmico, nutritivo e pragas.
Estrada dos Guilhermes, 81 • Cerca
2405-012 Maceira · Leiria

T. 351 244 776 341
Tm. +351 933 352 356
plasagri@gmail.com

© PLASAGRI 2017, Todos os direitos reservados | WEB DESIGN Ruano